Metrô em tempo real

1/29/2015

Mafersa/sob licença The Budd Company 1100 (*Frota desativada)

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BUDD Mafersa 1100

Situação da Frota: Depois de 61 anos, no dia 26 de maio de 2018 o modelo 1100 fez sua última viagem operacional, partindo as 10h na Estação da Luz em direção a Estação de Jundaí. Em todo seu trajeto recebeu nos avisos das estações que aquele seria sua ultima viagem. Diversos admiradores das ferrovias, em especial da CPTM foram ao evento e se assemelhou muito a despedida do modelo Budd Mafersa (frota A do Metrô) que também era a mais antiga do sistema. O modelo 1114-1115 da CPTM será preservado no patio Lapa, segundo fontes, caso contrário do que aconteceu com os demais modelos da frota que estão abandonados no próprio pátio de manobras de Jundiaí. Com essa retirada da circulação pôs fim a era Budd Mafersa (junção das empresas The Budd Company e Mafersa) que fabricou além da frota 1100, os modelos 1400, 1600 da CPTM e a frota A do Metrô de São Paulo. Com a aposentadoria do modelo 1100, coube o posto de modelo mais antigo da CPTM o modelo Cobrasma FNV de série 4400 com 54 anos de operação comercial.

História do 1100: Escrevo aqui falando sobre os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresa criada no Governo Fleury em 1992, empresa do governo estadual que administra a malha das antigas linhas da Sorocabana (atual linhas 8 e 9), Estrada de Ferro Central do Brasil (atual linha 11), Variante Poá (atual linha 12) e a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (atuais linhas 7 e 10). Algumas dessas linhas na década de 50 ficou na mão da RFFSA  (Rede Ferroviária Federal S.A)  a exceção  das atuais linhas 9 e 8 (que depois da Sorocabana foi para a Fepasa). Antes mesmo da CPTM, as atuais linhas 7, 10, 11 e 12 foram pertencentes a CBTU, empresa da União que  atualmente
gerencia os trens de cidades como Maceió, Fortaleza e Recife. Falando hoje exclusivamente do trecho Santos-Jundiaí, no qual esse BUDD ainda representa. Chegando pelos meados da década de 60, ele operou integralmente o trecho que ia de Paranapiacaba, no distrito de Santo André até a cidade de Jundiaí. Em questão de anos, passou na mão da RFFSA, CBTU e agora a CPTM, no qual farei o possivel para representar essas 3 fases. Em 1999, nas mãos da CPTM passou por melhorias e teve sua máscara modificada, sistema reformulado e portas adequadas para a operação, já que as mesmas antes foram adotadas as portas com borrachas largas (estilo que foi característico dos BUDDs, incluindo também as séries 1400 e 1600 e a série A e D do Metrô de São Paulo). O Budd opera atualmente a linha 7, com 6 carros e alguns modelos a extensão Jundiaí-Francisco Morato. Ele também é modelo reserva na linha 10 (Luz- Rio Grande da Serra). O Budd da série 1100 é o segundo mais antigo do sistema atualmente, perdendo para os Tues da série 4400. Com o plano de modernização da CPTM, alguns 1100 não receberam o novo padrão de pintura vermelha e podem ser aposentados mais cedo.
Desenho de Fevereiro de 2012

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