Metrô em tempo real

1/29/2015

Mafersa/sob licença The Budd Company 1400 (Frota Desativada)

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BUDD Mafersa 1400

Situação da frota: Os modelos remanescentes da frota estão divididos nas linhas 7-Rubi (Francisco Morato - Luz), 11-Coral (trecho Guaianazes - Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

História do 1400: Vamos com o segundo trem da série da CPTM, desenhado em Abril de 2012. Trata-se do 1400, segundo modelo de trens produzido da Mafersa para a RFFSA  para a operação da EFSJ no meio da década de 70.  Sua frota de trens era considerado novo para a época, já que os Budd 1100 já tinha quase 20 anos de operação quando os 1400 chegaram e coincidiu muito o layout interno dos trens do Metrô de São Paulo que chegaram em 1974.  Suas portas eram da forma de borracha larga, modelo comum que foi presente nos BUDD Mafersa, Mafersa e Cobrasma na época quando chegaram no Metrô, até aí sem problemas, porém quando a RFFSA passou para a CBTU em 1984 a operação da EFSJ (atuais linhas 10 e 7) e da Variante Poá (atual linha 12), os Mafersas passaram os piores momentos de suas operações em São Paulo. Como a demanda da região metropolitana na qual englobava a operação da CBTU cresceu exageradamente, a população acabou sofrendo com lotações nos trens e os constantes atrasos. A Variante Poá no qual o 1400 passou a maior parte da operação, sofreu inúmeros vandalismos. As portas que tinham uma configuração padrão, acabou sofrendo as maiores consequências dos usuários. Como o  sistema de ventilação era precário e o trem vivia lotado, alguns conseguiam driblar isso forçando a abertura  ou até mesmo arrancando as borrachas das portas, assim o sistema
de portas acabou sendo danificado e muitos usuários tiveram que se arriscar viajando com o trem totalmente aberto. Outra característica comum do risco de se viajar de trem em São Paulo na época era os surfistas. Muitos se arriscavam viajando em cima dos trens que já estava a alta velocidade. Quando a CPTM assumiu ainda não obtinha total controle da situação e a mesma se perdurou por mais alguns anos. Em 1997 veio uma das mudanças mais significativas, o sistema de portas foi trocado e retiraram as poucas borrachas que serviam de vedação na hora de fechar  e mudaram para o padrão macho-fêmea. Assim das poucas que funcionavam, pelo menos já era mais seguro a ida e volta da população. Já no final dos anos 2000, vendo o objetivo que a Expansão SP traria de moderno para a rede, alguns Mafersas 1400 foram modernizados, com sistema de freios modernizados, nova mecanização de fechamento de portas e a cabine de operação foi ampliada (vale notar que na máscara existem três janelas, na configuração antiga, aonde existe a janela do meio, era uma saída de emergência e isso será retratado nas pinturas antigas). Mesmo assim ainda sobram diversos 1400 que não foram modernizados e provavelmente estão em extinção.

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