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1/29/2015

Alstom 2070

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Alstom 2070

Situação da frota: Todos os trens operam a linha 12-Safira

História do Alstom 2070: Com um desenho feito em dezembro de 2012, falarei do TUE Alstom de série 2070, ou também chamado de Cofesbra 2000 fase II. É chamado assim por fazer parte do contrato restante de entrega de trens que operariam a linha 11 junto com os 2000, tanto que é que seguem a numeração da série anterior. Chegado em 2008, para compor parte da Expansão SP (programa do governo estadual que visava a melhoria do sistema de transportes do Metrô e da CPTM) a Alstom, junto em parceria com a CAF e Bombardier entregou para a CPTM o seu novo modelo, embora num momento conturbado, já que a Alstom e o governo estavam com problemas na justiça devido alguns percalços em licitações, foi entregue quase que também na mesma época com os Alstom 16 da Linha 2-Verde. A semelhança interna entre os dois modelos são muito notáveis já que a Alstom conseguiu fazer praticamente um metrô de superfície. Comparado com os demais trens do sistema, é praticamente igual a todos: possuem câmeras de vigilância, ar-condicionado e maior espaço das portas facilitando o embarque e desembarque (configuração essa que se tornará padrão para os futuros trens da rede). Quando chegou foi servir junto com os Siemens a operação da linha 9 (Grajaú - Osasco) operando com 4 carros, porém a demanda alta da linha crescente em 2011, fez a CPTM aclopar mais um tue formando 8 carros (assim também aconteceu com os da série 3000). Os Alstom que na formação de 4 carros formava 12 tues completos, ficou limitado a 6 com 8 carros cada um. Mesmo assim a crescente demanda da linha era enorme, foi quando a CPTM encomendou em 2011 os CAF da série 7000 e 7500, que foram dar apoio na
linha. Em 2012 uma das maiores trocas de trens no sistema aconteceu: a linha 9 então operava agora com os 7000/7500 e parte da série 3000. Os Alstom foram remanejados para a linha 8, para fazer a transposição da série 5000 para a nova série 8000, resumindo em miúdos era fazer os usuários da linha 8 se acostumar com tues de 8 carros, já que os Fepasões com 12 carros seriam aposentados e os trens da série 8000 da CAF teriam 8 carros cada operariam plenamente a linha. Permaneceu eles por pouco tempo até a chegada dos 8000 e assim que estava satisfatória pra a CPTM os saudosos Fepasões foram desativados. Com a linha 8 operava fixo com a série 8000, os Alstom foram remanejados mais uma vez: para suprir a demanda da linha 12 (Brás- Calmon Viana) e também para cobrir a série 5500 (Sorefame) que também foi desativada, está lá operando até hoje junto com os Cobrasmas FNV (4400), 7000/7500 (CAF), Alstom 5500 (reformados) e um dos poucos 1400 (BUDD Mafersa) que sobraram. Não há previsão se irão ainda para a linha 11 (destino original de operação) já que a série 2000 divide a linha com seus irmãos mais novos da série 9000.

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